Telefone

11 95334-1322

Horário de funcionamento

Seg - Sex: 9h às 19h. Sab: das 13h às 19h

As sementes da orelha estão em toda parte nos dias de hoje. E embora o nome possa trazer à mente visões de plantas com flores brotando dos lóbulos das orelhas, elas são na verdade uma forma de acupressão, que visa pontos de acupuntura sem o uso de agulhas.

Então, o que essas pequenas, mas poderosas ferramentas de acupressão podem fazer por você? O terapeuta  Thuy Kim Nguyen, DAOM, LAc​, explica o que são as sementes de orelha, o que elas fazem e como usá-las para obter o máximo benefício.

O que são sementes de orelha?

Com base na medicina tradicional chinesa (MTC), as sementes da orelha são uma forma de auriculoterapia, que utiliza pontos de acupressão na orelha para estimular outras partes do corpo.

“A auriculoterapia é comumente usada na medicina tradicional chinesa para tratar e até prevenir condições como ansiedade, insônia, dor crônica, náusea, vômito, abuso de substâncias e distúrbios ginecológicos e digestivos”, diz o Dr. Nguyen. “A semente da orelha é como uma agulha de acupuntura que você usa para estimular um canal para ajudar a condição do paciente sem precisar perfurar a pele.”

Então, o que exatamente é uma semente de orelha? São pequenos adesivos de látex – do tamanho de uma unha – que contêm uma semente madura da planta Vaccaria. Seu terapeuta coloca cada semente de ouvido cuidadosamente em seu ouvido em pontos de acupressão específicos que correspondem às condições que você está enfrentando.

“As orelhas refletem a condição dos órgãos internos”, diz o Dr. Nguyen, “portanto, os problemas corporais aparecerão nas orelhas. Certos pontos da orelha mudam de cor, tornam-se sensíveis ou exibem mudanças de tamanho ou forma. Usamos esses sinais para descobrir onde colocar as sementes para ajudar o paciente.”

Tipos de sementes de orelha

As sementes de orelha mais comumente usadas são feitas de sementes de Vaccaria que são presas a um adesivo, embora algumas versões agora sejam feitas com pelotas de íons, ímãs, aço inoxidável, titânio, cerâmica ou outros materiais.

Se você tem alergia ao látex, bandagens ou fita adesiva, certifique-se de consultar seu terapeuta para usar sementes de ouvido com um suporte seguro para você.

Benefícios das sementes de orelha

Não há pesquisas suficientes para provar o quão bem as sementes de orelha funcionam, mas os estudos continuam mostrando que elas têm um impacto positivo na insônia e na dor – e talvez em outras condições também.

“Existem mais de 120 pontos de acupressão no ouvido”, diz o Dr. Nguyen. “Os ouvidos têm uma relação muito próxima com o sistema nervoso, e algumas pesquisas mostram que a acupuntura ou acupressão no ouvido podem estimular os meridianos”. (De acordo com a medicina tradicional chinesa, 12 meridianos primários transportam energia por todo o corpo.)

As sementes de espiga, então, podem ser usadas para abordar uma variedade de problemas de saúde, incluindo:

  • Dor aguda.
  • Ansiedade.
  • Dor crônica.
  • Depressão.
  • Infertilidade. 
  • Insônia.
  • Enxaquecas.
  • Estresse.
  • Abuso de substâncias.
  • Problemas de peso.

A melhor maneira de certificar-se de que você está usando sementes de ouvido com segurança é conversar com um terapeuta antes de usá-las por conta própria.