O que é Auriculoterapia?
A auriculoterapia é semelhante à acupuntura auricular, mas sem agulhas. A auriculoterapia estimula através de pontos específicos na orelha com uma ferramenta especial, o Stim Plus Pro. O tratamento é praticamente indolor.
A auriculoterapia é aceita pela medicina ocidental convencional?
Embora a acupuntura auricular tenha sido praticada na Ásia há mais de 2.000 anos e a auriculoterapia tenha sido usada na Europa continental nos últimos 40 anos, só recentemente ela foi considerada pela maioria dos médicos nos Estados Unidos.
A maioria dos médicos não tem informações suficientes sobre auriculoterapia para fazer um comentário informado sobre sua eficácia. Em novembro de 1997, um painel de consenso dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos deu aprovação condicional à prática da acupuntura.
Eles incluíram uma avaliação dos estudos que apoiaram o uso da acupuntura auricular para alívio da dor e tratamento do vício. À medida que mais pesquisas se acumulam sobre a eficácia da auriculoterapia, espera-se que ainda mais médicos reconheçam os benefícios da auriculoterapia.
Qual é o papel das endorfinas na auriculoterapia?
As endorfinas, moléculas endógenas de morfina que aliviam a dor de maneira semelhante aos opiáceos químicos externos, têm sido usadas como uma explicação de como a auriculoterapia serve para aliviar a dor.
Tanto pesquisas em animais quanto estudos em humanos mostraram que a estimulação dos pontos de acupuntura da orelha parece causar a liberação sistemática de endorfinas. A administração do antagonista opiáceo naloxona bloqueia parcialmente a analgesia produzida pela auriculoterapia ou pela acupuntura.
Quais condições de saúde são mais ajudadas pela auriculoterapia?
Como todas as partes do ouvido externo se conectam através dos reflexos remotos do microssistema a todas as partes do corpo, uma ampla variedade de problemas de saúde é aliviada pela auriculoterapia.
Quase todas as condições de saúde podem ser afetadas em algum grau pela estimulação de pontos reativos da orelha. Os usos mais comumente relatados da auirculoterapia têm sido para o controle da dor crônica, desintoxicação de drogas viciantes, alívio de náuseas e redução da hipertensão.
Como a auriculoterapia afeta o abuso de drogas?
Tal como acontece com as explicações de controle da dor para a eficácia da auriculoterapia em facilitar a redução do abuso de drogas, derivam tanto de uma conceituação neurológica ocidental quanto de uma perspectiva da Medicina Oriental Tradicional.
A primeira evidência do poder da auriculoterapia na redução do desejo por substâncias em viciados em drogas veio de HL Wen, de Hong Kong, na década de 1970, e foi ampliada pelo Dr. Michel Smith, um médico que pratica Medicina Oriental na cidade de Nova York. Diz-se que o ponto do Pulmão na orelha usado para aliviar os transtornos de dependência afeta a energia da desintoxicação do Pulmão.
Como outras condições são aliviadas pela auriculoterapia?
Ao facilitar um equilíbrio de energia em todos os macrossistemas do corpo ou ao corrigir os centros reflexos patológicos no cérebro, a estimulação do microssistema de acupuntura auricular pode levar a um estado homeostático pelo qual qualquer forma de estresse ou dor é eliminada.
A estimulação dos pontos reflexos específicos do ouvido que correspondem a uma parte específica do corpo leva a uma redução do excesso de estimulação ou a um aumento da diminuição da atividade da região afetada.
O efeito geral da auriculoterapia é criar uma condição mais equilibrada em todo o corpo.
Quais são as contraindicações da auriculoterapia?
A única contraindicação para a Auriculoterapia é tratar uma ferida aberta na orelha.
Fonte: Life Care Center USA