Seu corpo sempre se sente tenso ou dolorido? Seu pescoço, ombros, costas e até sua cabeça estão gritando por alívio? Se você está procurando maneiras de aliviar a dor, a liberação miofascial pode ser a resposta.
Mio o que?!?
Fonte: Clevaland Clinic, tradução Google
Myofascial Release: How It Helps Relieve Pain
Prometemos que é totalmente legítimo. Se você nunca ouviu falar, vamos começar com o básico.
“’Myo’ é a palavra abreviada para tecido muscular. ‘Fáscia’ é uma teia tridimensional de tecido conjuntivo que vai das camadas muito superficiais do tecido muscular às camadas muito profundas e até o osso”, diz o quiroprático Chad Adams, DC.
Ele a descreve como parte do andaime do corpo.
“Isso dá aos nossos corpos alavancas e pontos de apoio para que possamos nos mover”, diz ele. “Se parte desse sistema estiver comprometido, temos menos amplitude de movimento e menos troca de nutrição para as articulações. Também aumentamos nossa sensibilidade à dor e aumentamos nossa suscetibilidade ao início precoce da degeneração.”
Portanto, esse pescoço apertado ou os espasmos musculares frequentes podem levar a condições substanciais e perigosas, como estenose no caminho.
Dr. Adams explica como funciona miofascial e técnicas para tentar.
O que é liberação miofascial?
A liberação miofascial (não a liberação miofacial) é uma abordagem prática para controlar a dor e o desconforto.
Agora, não espere uma massagem suave com aromaterapia e música de flauta. Em vez disso, a liberação miofascial pode ser uma experiência intensa.
Durante uma sessão de massagem miofascial, um fisioterapeuta, quiroprático ou mesmo massagista irá massagear, amassar e alongar suavemente os músculos e a fáscia para desfazer os nós.
Como funciona?
A terapia miofascial também envolve a aplicação de pressão em áreas apertadas ou doloridas para que elas relaxem. A pressão é aplicada com as mãos do terapeuta, cotovelos ou uma ferramenta de massagem como um rolo de espuma ou uma bola. Você pode se sentir dolorido depois, mas quando a dor diminuir, você se sentirá muito mais solto do que antes.
É muito bom para partes do corpo que são muito usadas ou em posições fixas por muito tempo. Essas áreas incluem o seu:
- Pescoço.
- Ombros.
- Braços.
- Cabeça.
- Mandíbula.
- Parte inferior das costas.
- Ancas.
- Quadriláteros.
- Bezerros.
- Pés.
Para aliviar o aperto ou a dor durante uma liberação miofascial, você terá que encontrar a fonte. O Dr. Adams recomenda encontrar pontos muito sensíveis e permanecer lá pelo tempo necessário para que esses pontos se soltem ou se soltem. Esse tempo pode ser de dois a cinco minutos.
“As pessoas simplesmente pulam em cima de um rolo de espuma, rolam por alguns segundos e pensam que conseguiram tudo”, explica o Dr. Adams. “Mas realmente leva tempo e intenção. Então, quando você encontra um lugar que tem alguma tensão ou aperto, ou parece, Oh meu Deus, esse é o lugar , fique lá. Você pode ter encontrado o epicentro. E você pode descobrir que os outros pontos ao redor realmente serão liberados ou aliviados depois de resolver o problema principal.”
Benefícios da liberação miofascial
Quando feito regularmente, você pode:
- Melhore sua amplitude de movimento.
- Reduza a dor e ajude a auxiliar o processo de recuperação do tecido.
- Ajude o corpo a relaxar em geral.
- Melhorar a circulação.
- Liberte a tensão, os nós e até o stress.
Se você sentir uma dor aguda e aguda que não diminui ao fazer a liberação miofascial em casa, pare. Nesse ponto, entre em contato com um profissional.
Você também deve evitar fazê-lo se estiver tomando anticoagulantes ou tiver o seguinte:
- Um tumor subjacente.
- Uma condição metabólica.
- Feridas abertas.
- Ossos fracos/quebrados ou fraturas.
- Problemas de veias profundas.