Reflexologia

Você já ouviu falar em reflexologia?

Esse método estimula de forma precisa as terminações nervosas, proporcionando equilíbrio e bem-estar físico e emocional.

O que é reflexologia? É um tipo de massagem?

Reflexologia é o estudo dos reflexos. De acordo com o especialista, é uma técnica curativa holística e, especificamente a reflexologia podal, é um método complementar pautado na anatomia e fisiologia humana. Ela identifica, previne e trata distúrbios fisiológicos e desequilíbrios emocionais (causas e sintomas) através de estímulos por pressão nas terminações nervosas em pontos específicos dos pés e das mãos;

Não se trata de uma massagem, como muitas pessoas pensam, embora inicialmente se apliquem manobras ‘relaxantes’ antes de iniciar a pressão dos pontos. A reflexologia é uma técnica de tratamento para questões físicas e emocionais, estimulando plexos nervosos relacionados aos órgãos e emoções sob radar do tratamento.

Quais são os benefícios da reflexologia para o corpo e bem-estar?

– Desenvolver e melhorar o autoconhecimento;
– Agindo sobre o sistema nervoso, elimina acúmulos de sangue nos plexos nervosos dos pés, restabelecendo a comunicação entre cérebro e todo organismo;
– Ajuda a equilibrar os sistemas, estimulando um ponto (órgão) pouco ativo e atenuando uma área muito ativa;
– Promove consciência do estado de saúde (física e emocional) do paciente através do toque, pois por ele sentimos os pontos de carência que podem estimular reações no corpo, e se manifestar em até 24 horas após a sessão;
– Melhora da saúde e bem estar geral, como influência na atividade intestinal, qualidade do sono e muito mais.

Como a reflexologia é feita no corpo? Qual é a diferença da técnica feita nos pés e nas mãos?

O especialista estimula através da pressão de pontos mapeados, com uma ferramenta chamada ponteiro ou com o próprio dedo.

Os estímulos nos terminais nervosos dos pés, por exemplo, dissipam as concentrações sanguíneas, restabelecendo a conexão comunicativa entre o órgão e o cérebro e informando-o da necessidade de enviarem defesas para o órgão afetado.

A técnica feita nos pés tem um efeito mais rápido e eficaz do que aquela aplicada nas mãos, por isso acaba sendo a mais utilizada ultimamente.

 

Com que frequência podemos fazer a reflexologia?

A reflexologia pode ser aplicada com frequência. Em geral, as sessões são semanais para um tratamento eficaz, mas, havendo disponibilidade, ela pode ser feita sempre que necessário.

Por exemplo, entre uma sessão e outra, se o paciente se sente estressado, angustiado, e nos procura, podemos aplicar a técnica.